Pedreiras, indústrias de cerâmica, cimento, móveis, usinagem, serralherias entre outras, são ambientes que precisam de geradores de energia. Mas todos são “inimigos” do gerador. Aliás, de qualquer equipamento mecânico.
A poeira em suspensão no ar, rapidamente se deposita em todas as partes móveis, criando atrito que as desgasta prematuramente. Cilindros e pistões estão entre as partes mais atingidas. O contato da poeira com áreas oleosas promove a formação de crostas que carbonizam e aumentam ainda mais o atrito. Em casos mais graves pode haver contaminação do combustível e da bomba injetora. Sem falar no alto gasto com trocas de filtro de ar, que tem sua vida útil severamente reduzida.
Para ambientes com esta característica, é necessária a utilização de geradores de energia que reúnam certas características:
- Sistema de combustível totalmente vedado, desde o bocal de abastecimento.
- Carenagem com vedação adequada que isole os principais componentes mecânicos do contato com a poeira.
- Sistema de filtragem de ar do tipo “heavy duty”. Diferentemente dos filtros de geradores comuns, este sistema apresenta duplo estágio, com filtros já dimensionados para um volume maior de partículas em suspensão no ar. Isto inclui a capacidade de filtrar partículas menores do que 100 mícrons de tamanho, predominantes em ambientes de mineração por exemplo, e que são capazes de penetrar facilmente no interior do motor.
Geradores projetados para trabalhar em ambientes hostis possuem carenagem projetada para proteger as partes mais sensíveis a poeira, assim como sistemas de filtragem de alta capacidade.
Fonte do artigo: Chicago Pneumatic Brasil.
Se você tiver alguma dúvida ou tiver interesse em adquirir um produto, entre em contato com nossa equipe comercial pelo whatsapp ou pelo contato do site, ou então acesse nosso site e confira os produtos!
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email