Já falamos em nosso Blog sobre os benefícios que os geradores de energia podem proporcionar, como a garantia de comodidade e de conforto e a segurança de não ter prejuízos na sua casa ou empresa com a falta de energia elétrica. No entanto, é necessário seguir alguns passos durante a instalação e manutenção do equipamento, para garantir a vida útil do mesmo e não correr o risco de incêndios, explosões ou outros problemas.
Para prevenir possíveis acidentes, separamos 7 dicas de como fazer a manutenção correta do seu gerador e manter a segurança. Confira:
1 – Evite explosões e incêndios
Os geradores são movidos a óleo diesel ou gasolina, ambos inflamáveis. Para evitar incêndios, é necessário instalá-los em um local firme, nivelado, em uma área isolada (para evitar que trepidações levem o combustível à combustão) e muito bem limpa e ventilada para balancear o ar quente (levando em conta o radiador, ventilador e tubos de escape). Ele também deve ficar a uma distância mínima de um metro de paredes ou de outros objetos e a instalação precisa ser feita por um profissional qualificado, para evitar possíveis acidentes.
Sempre manter um extintor de incêndio próximo ao equipamento, não fumar no local, enxugar respingos de óleo, verificar se não há nenhum material inflamável no compartimento e cumprir todas as legislações de armazenamento e manipulação de combustíveis, também podem evitar incêndios e explosões.
2 – Nível de óleo do motor
Se os níveis de óleo do motor estiverem abaixo do ideal, o equipamento pode não funcionar corretamente ou mesmo queimar mais combustível. É preciso sempre verificar pela vareta de medição se ele está no nível correto a cada uso e realizar a troca de óleo do motor a cada 20 horas de uso. É importante também conferir no manual a quantidade de horas de uso, já que o número pode variar para cada gerador.
3 – Limpeza do filtro de ar
O filtro de ar também deve ser verificado a cada uso e a limpeza dele deve ser feito, em média, a cada 50 horas. No caso de filtro, é importante também se atentar ao manual para saber a quantidade de horas de uso corretas para cada limpeza.
4 – Manter o painel de controle fechado
Para evitar que o painel de controle do gerador entre em curto circuito e inicie um incêndio, é importante que ele seja mantido fechado. Isso vai evitar que pessoas sem autorização para operar o equipamento, realizem ações incorretas.
5 – Ficar atento às indicações do painel
É importante sempre ficar atento ao painel e às indicações que ele apontar, para que não aconteça nenhum problema. É necessário e primordial saber desligar o gerador em caso de emergências e utilizar todos os controles do equipamento, como tomadas e conexões elétricas.
6 – Nível de combustível
Antes de dar a partida é necessário verificar a quantidade de combustível no reservatório e se certificar que não existam vazamentos de óleo diesel ou gasolina.
7 – Ruídos anormais
Os geradores de energia provocam ruídos de acordo com sua potência. No entanto, é muito importante se atentar a ruídos anormais, vibração excessiva ou barulho muito alto proveniente do equipamento. Sempre que for detectado algo fora do comum, é necessário entrar em contato com a fabricante do produto ou com o responsável pela instalação.
Além de todas estas dicas que nós a Click Geradores separamos para você, é importante ainda seguir outras adicionais, como por exemplo, utilizar todos os EPI’s adequados para operar geradores e ter muito cuidado com a fumaça de exaustão (escapamento), pois ela contém agentes tóxicos que se inalados podem causar inconsciência ou até mesmo morte. É necessário também ter cuidado com choques elétricos durante o funcionamento do equipamento, manter mãos, pés e roupas distantes de ventoinhas e outras peças móveis ou quentes e jamais tentar retirar alguma peça do equipamento enquanto ele estiver em funcionamento.
Se você tiver alguma dúvida ou tiver interesse em adquirir um produto, entre em contato com nossa equipe comercial pelo whatsapp ou pelo contato do site, ou então acesse nosso site e confira os produtos!
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email