Assim como nas demais indústrias, os laticínios precisam tomar alguns cuidados para manter a qualidade do leite e se manter dentro do que as legislações determinam.
Segundo a Revista Attalea Agronegócios, em novembro de 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fixou novas regras para a produção de leite no Brasil, que determinam alguns cuidados que os produtores devem adotar para garantir um produto de qualidade, e entre os principais, estão as temperaturas ideais para o resfriamento e aquecimento do leite (Instruções Normativas 76 e 77).
Para se adequar às determinações e garantir a qualidade do produto, é necessário ter um fornecimento contínuo de energia elétrica e sem falhas, tornando fundamental o investimento em sistemas alternativos de produção de energia.
Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre a importância do setor no Brasil e sobre os benefícios de investir em geradores de energia!
Segundo o Ministério da Agricultura, as exportações de agronegócio do Brasil atingiram US$ 8,84 bilhões em outubro de 2021, valor recorde, com alta de 10% em comparação com o mesmo mês de 2020.
Atualmente o Brasil exporta produtos para mais de 190 países e no início de novembro, foi incrementada uma novidade: o país embarcou a primeira carga de leite brasileiro para a China! Foram enviados leites em pó integral, desnatado, semidesnatado e integral zero lactose.
Os laticínios já tinham sua contribuição no desenvolvimento do PIB e nos volumes de exportação, já que muitos dos produtos exportados tinham leite na composição. Mas, com essa notícia, as chances de expandir os negócios pode ser promissora.
O Brasil é um dos principais produtores de leite do planeta e de acordo com a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, os embarques de produtos lácteos para fora do país cresceram 30% de janeiro a setembro. Os principais produtos exportados foram leite em pó integral, leite condensado, cremes de leite e queijos.
Os equipamentos de um laticínio precisam de energia elétrica para garantir o resfriamento e aquecimento do leite e derivados e para abastecer diversos outros equipamentos utilizados durante todo o processo, como os utilizados para bombeamento de fluidos, mistura e limpeza.
Caso haja interrupção no abastecimento de energia, o laticínio poderá ter muitos prejuízos, principalmente na perda de grandes quantidades de leite ou derivados, já que a falta do acondicionamento ideal do produto, faz com que se perca a qualidade exigida, tornando-os impróprios para consumo e comercialização.
O QTA é um painel elétrico de controle, que serve para acionar automaticamente a partida do gerador quando há interrupção de energia elétrica.
Mas, além de automatizar a partida trazendo praticidade ao usuário, o QTA foi desenvolvido para trazer mais segurança no abastecimento de energia elétrica, já que mesmo com o retorno do abastecimento da rede, o equipamento aguarda um período para desativar o gerador.
Para evitar prejuízos neste setor, nós comercializamos diversos modelos de geradores de energia das melhores marcas e com os melhores preços do mercado, e oferecemos uma variedade de acessórios, como o Quadro de Transferência Automático (QTA).
Entre os geradores mais indicados para laticínios, podemos destacar o modelo da Buffalo BFDE 8000 FU 6,5 KVA e o da Branco BD-8000 EF 6,5 KVA. No entanto, recomendamos que antes de adquirir o seu gerador, é necessário que seja realizado o dimensionamento com profissional habilitado, para saber de fato qual o equipamento será ideal para sua necessidade.
Acesse nosso e-commerce para conhecer todos os produtos ou entre em contato com nossa equipe comercial e tire suas dúvidas!
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email