Existem dois tipos de corrente elétrica: contínua e alternada, mas, você sabe quais são as diferenças entre elas?
As correntes elétricas são responsáveis por transmitir energia elétrica, a partir do deslocamento de elétrons do lado negativo para o positivo. Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.
Mas, existem outras diferenças entre elas e algumas formas de identificá-las. Continue lendo este artigo que explicaremos mais sobre cada uma delas!
É sempre positiva ou sempre negativa, sem mudar com o tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo. A corrente contínua pode ser aplicada em circuitos de baixa tensão, como em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos.
Ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo, de acordo com a frequência. Uma das maiores vantagens da corrente alternada, é ter o fluxo alternado no sentido dos elétrons, que promove a capacidade de ser transportada por longas distâncias e grandes potências.
Elas são encontradas em linhas de transmissão, circuitos de alta tensão, transformadores, entre outros. A corrente elétrica que chega às nossas residências disponibilizada nas tomadas, por exemplo, é uma corrente elétrica alternada.
Estas são as principais diferenças entre as duas. Em nossas residências possuímos diversos equipamentos que são movidos por correntes elétricas. Alguns pela contínua e outros pela alternada. Agora que você já sabe um pouco mais sobre elas, fica mais fácil identificar.
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email