A principal função do aterramento é proteger os equipamentos elétricos, usuários e garantir o bom funcionamento do circuito. É uma maneira de interferir na eletricidade de forma segura.
Todos os sistemas de aterramento devem seguir a norma NBR – 5410 e independente do tipo de aterramento, a finalidade sempre será a mesma.
Saiba mais sobre o que é e quais são os tipos de aterramento elétrico:
O aterramento elétrico nada mais é que colocar as instalações e equipamentos no mesmo potencial. Ele serve para evitar descargas elétricas dos equipamentos em operadores, seja por corrente de fuga ou por descarga eletrostática.
Existem tipos de aterramento distintos, sendo alguns deles com variações:
O sistema terra-neutro (TN) possui o neutro diretamente aterrado. Neste há três tipos de instalação (TN-S, TN-C, e TN-C-S).
O condutor neutro é aterrado logo na entrada e levado até a carga. O outro condutor é utilizado como terra e conectado à carcaça dos equipamentos.
O Neutro e o Terra são um circuito só, não sendo indicado em certas instalações.
A função do condutor neutro e de proteção são combinadas em um único condutor e em uma parte da instalação.
Um ponto da alimentação é diretamente aterrado. Os equipamentos são aterrados com uma haste própria, diferente da usada para o neutro.
Todo sistema com aterramento possui três ou mais pinos em suas conexões, sendo dois fase-fase, fase-neutro e o terceiro terra.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MUNDO DA ELÉTRICA. Sistema de aterramento, qual utilizar? Disponível em: https://bit.ly/3uLQzKG Acesso em 15/02/2022.
CONHECENDO A ELÉTRICA. Quais são os tipos de aterramento? NBR5410, NR10 – Segurança em Instalações. Disponível em: https://bit.ly/3rRWqMo Acesso em 15/02/2022.
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email