As leis de Ohm são consideradas fundamentais para a eletricidade, por determinarem que a corrente elétrica em um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.
O cientista alemão George Simon Ohm (1789-1854) fez diversos testes para verificar a relação entre tensão, corrente e resistência elétrica.
Segundo ele, a resistência é determinada pela razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica.
Saiba como as leis de Ohm comprovam como a tensão, corrente e resistência elétrica estão diretamente ligadas:
Por meio de vários experimentos, Georg Simon Ohm observou que entre dois pontos de um material percorrido por uma corrente elétrica, existe uma proporcionalidade entre a corrente que circula e a diferença de potencial aplicada ao material.
A primeira lei de Ohm fala então sobre a resistência elétrica dos condutores, onde a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potência aplicada. A razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.
A segunda lei de Ohm corresponde aos fatores que interferem na resistência elétrica. Estabelece que a resistência elétrica do condutor tem relação direta com a constituição do material e que é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a espessura.
A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.
A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), e a intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.
A resistência elétrica é caracterizada pela capacidade de estabelecer uma corrente elétrica. Pode ser definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem de corrente elétrica quando submetido a uma diferença de potencial. O grau de facilidade ou dificuldade vai depender da largura, comprimento, condições ambientais e do material que o condutor é constituído. Além disso, é preciso levar em conta a resistividade do material do condutor.
APRENDENDO ELÉTRICA. Quais são as leis de Ohm? Disponível em: https://bit.ly/3pwhdE1 Acesso em 02/03/2022.
BRASIL ESCOLA. Segunda lei de Ohm. Disponível em: https://bit.ly/3hzQkdI Acesso em 01/03/2022.
EDUCA+BRASIL. Leis de Ohm. Disponível em: https://bit.ly/3CbE0tU Acesso em 01/03/2022.
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email