Os fios e cabos são condutores elétricos, que possuem nomes diferentes, mas têm a mesma finalidade de conduzir a corrente elétrica. O que os diferencia é a composição interna de cada um.
De forma resumida, os fios possuem apenas um condutor sólido, já os cabos, têm vários condutores. Ambos podem ser fabricados a partir de cobre ou alumínio, excelentes condutores por conta da menor resistência à passagem da corrente.
Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre as diferenças entre fios e cabos elétricos!
A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica.
O fio elétrico é composto por um só fio (apenas um elemento de cobre no interior), cuja seção pode variar entre 0,5 e 16 mm². Ele é mais rígido e mais fácil de partir se for dobrado algumas vezes. Os condutores do fio elétrico podem ser sólidos, encordoados ou flexíveis.
O cabo elétrico é formado por vários fios condutores entrelaçados, podendo reunir milhares deles e atingir uma seção de até 2.500 mm². Ele é mais flexível e suporta mais dobragens sem quebrar.
A espessura do fio e do cabo variam com a quantidade de eletricidade que precisam suportar. Portanto, é muito importante sempre contar com a ajuda de um eletricista para realizar o dimensionamento de fios e cabos durante a instalação. Isso pode evitar curtos-circuitos, descargas elétricas ou queima de eletrodomésticos e produtos.
MUNDO DA ELÉTRICA. Diferenças entre Fios e Cabos. Disponível em: https://www.mundodaeletrica.com.br/diferencas-entre-fios-e-cabos/. Acesso em 07 de julho de 2022.
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email