As tomadas industriais se diferenciam muito das residenciais, com cores e características distintas. Apesar de serem utilizadas para finalidades semelhantes, as tomadas industriais são muito mais resistentes porque precisam atender às demandas da indústria e garantir a segurança das pessoas.
Elas conseguem suportar correntes muito maiores que uma tomada residencial, por exemplo, suprindo o abastecimento eficiente de energia de grandes máquinas e equipamentos.
Nos plugues e tomadas residenciais existem tomadas de 10A e 20A, já no caso das industriais, estes valores são de 16A até 125A. As tomadas residenciais seguem a NBR14136 e as industriais a NBR IEC60390.
As tomadas industriais têm cores diferentes das residenciais e variam de acordo com a tensão de instalação: cor azul - 220V e cor vermelha - 380V.
Conheça os três tipos de tomadas industriais:
A tomada industrial é fixada na parede ou em uma estrutura, ficando com a maior parte do corpo aparente.
Neste modelo somente a parte do encaixe para o plugue fica aparente. Geralmente são instaladas em bancadas ou mesas, facilitando a ligação de equipamentos.
Não tem fixação em paredes ou estruturas. A tomada fica presa à ponta do cabo e pode ser usada para a criação de extensões industriais.
As tomadas industriais têm quantidade de pinos diferentes, que variam conforme a utilização:
2P+T: para dois pinos de fase ou fase e neutro e um de terra;
3P+T: três pinos de fase ou dois fase, um neutro + o terra e;
4P+T: para três cabos de fase um de neutro e um de terra.
Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Aproveite e confira nossos outros textos que trazem mais respostas às dúvidas frequentes. Lembre-se de sempre contar com o auxílio de um eletricista para fazer as instalações elétricas.
REFERÊNCIAS
MUNDO DA ELÉTRICA. Tomada industrial, características e aplicações. Disponível em: https://bit.ly/3o8k2dk. Acesso em 15 de julho de 2022.
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email