O kVA é uma medida equivalente a 10³ voltamperes (1 kVA = 1000 VA) e é uma potência aparente, ou seja, a soma vetorial entre a potência ativa dos watts e a potência reativa a unidade de magnetização e de capacidade de um gerador de energia.
Para entender melhor o conceito de kVA, vamos imaginar um copo cheio de cerveja, que uma parte é ocupada pelo liquido e outra pela espuma. Se quisermos aumentar o liquido contido no copo, precisamos diminuir a quantidade de espuma. Pontanto, semelhante ao copo de cerveja, esse é o conceito que utilizamos em equipamentos que precisam de um motor elétrico para funcionar. Sendo assim, a potência ativa seria o liquido e a pontência reativa a espuma. A soma vetorial dessas potências forma a potência aparente, ou seja, o kVA. O kVA seria o volume do copo.
Além disso, o nível de kVA deve sempre ser prioridade em locais onde há uma grande quantidade de equipamentos consumidores energia, como instalações comerciais e residenciais ou parques industriais com muitos computadores e ventiladores.
O "VA" (Volt-Ampère) se refere as pessoas que contribuíram para os estudos dessas unidades de medida, Alessandro Volta e André-Marie Ampère . Já o “K” é apenas uma unidade de medida, que tem valor 1000.
E se você ainda tiver alguma dúvida ou tiver interesse em adquirir um produto, entre em contato com nossa equipe comercial pelo whatsapp ou pelo contato do site, ou então acesse nosso site e confira os produtos!
Cadastre-se e receba novos posts diretamente no seu email